segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO NOS TEMPOS ATUAIS

Dia 16 de abril de 2011



PROGRAMAÇÃO





7:30 às 8:30 – Credenciamento – Coffee-break



9h – Abertura – Mostra de Talentos



9:30 às 10:30 – Palestra



Tecnologia e Educação - Eliseu Neto



11 às 12 h – Peça de teatro :



“BULLYING – TÔ FORA”

Companhia EnsinoEmCena



PEÇA TEATRAL “BULLYING, TÔ FORA”

A Cia. Teatral EnsinoEmcena apresenta “Bullying, Tô Fora!”, texto, direção e músicas de Francis Ivanovich.

Num momento em que a sociedade rediscute as relações interpessoais e analisa novas formas de promover o respeito entre as pessoas e a paz entre os povos, a reflexão aprofundada sobre o bullying se faz necessária.

A peça “Bullying, Tô Fora!” contribuiu fortemente para este trabalho junto aos alunos com idade entre 10 e 16 anos.

A peça provoca uma séria reflexão sobre este incômodo tema, o Bullying. A peça destina-se a estudantes, adolescentes, pais e professores.

Peça teatral com músicas, linguagem dinâmica, emocionante e envolvente aborda situações reais e as diversas formas de Bullying, além de propor uma séria reflexão sobre o papel da família, da escola e da sociedade diante desse incômodo tema.

O Objetivo é a prevenção do Bullying no ambiente escolar. A peça mostra, por exemplo, que o escritor Machado de Assis, quando estudante, foi vítima de Bullying.

FICHA TÉNICA:



COM: FILIPPE NERI, RODRIGO BRAND, LUCA MARTINS, VANESSA GALVÃO.

•Operadora de Som. Viviane Câmara
•Coreografia: Flavia Saboya.
•Piano: Ricardo Camargos.
•Programação Visual: Thiago Neri
Francis Ivanovich é natural de Paraty, é Escritor, Dramaturgo, roteirista e jornalista. É autor de diversas peças teatrais, algumas premiadas e dedicadas ao público jovem. Fundou e dirige a companhia EnsinoemCena de Teatro. Seu recente trabalho foi lançamento do romance ”O Contador de Mentiras”, selo Desfecho, Editora Multifo, já nas livrarias.






12 h às 13 : 20 – Almoço







WORKSHOPS



• 13:30 às 15 h – WORKSHOP 1 – 2 – 4 – 5 - 6 – 7

•15 :30 às 17:00 h - WORKSHOP 3 – 8 – 9 – 10 – 11







Workshop 1 : Denise Nunes - Júlia Lázaro - Patrícia Madruga


Debate : “BULLYING, TÔ FORA”



Workshop 2 : Andre Gan


Ética Contemporânea: a necessidade do encontro com o outro como um caminho para a educação atual.

Na relação ética, que acontece no frente a frente, face a face do rosto, o Outro (outro ser humano) não desemboca na totalidade divina ou humana, nem num infinito transcendental. A relação ética acontece eminentemente, ou seja, só é possível haver autêntica relação ética no chão da vida concreta, nas nossas relações. Neste sentido, o Outro é aquele que, até mesmo sem verbalizar algo, pede um prato de comida ou dirige um sorriso. Assim, embora esta abordagem da Ética seja teórica, ela é, em princípio, uma conclamação a uma ética prática, aspecto tão caro para o momento em que a sociedade vive. A Ética da Alteridade (um olhar sobre o outro), compreendida nos ditames do filósofo Emmanuel Lévinas, acontece no encontro com o Outro e na relação concreta. Neste sentido, ainda hoje o pensamento de Lévinas se faz pertinente. Não se precisa ir muito longe ou viajar no tempo para perceber que ainda há totalizações do Outro, isto é, redução do Outro ao meu mero prazer.

A filosofia proposta por Lévinas possui em si um potencial capaz de oferecer ao homem contemporâneo uma alternativa de resposta aos problemas da atualidade. Toda a sua obra porta a inquietação de um século sofrido pela dominação do homem sobre o outro homem. Isto será uma experiência determinante e regerá todo o seu pensamento, como também o confronto que por vezes perpassa a nossa vida.



Workshop 3: Adriana Medeiros

Atividades Criadoras para Professores – Arte como Recurso Pedagógico .



Workshop 4: Cláudia Ramos

“Projetos Interdisciplinares em salas de aula de Inglês – Compartilhando experiências”

Através de uma grande troca de experiências, este workshop pretende mostrar a relevância social do trabalho docente realizado através de projetos interdisciplinares no contexto de sala de aula de inglês. Em outras palavras, ele tem como objetivo mostrar como esse tipo de trabalho pode estimular os alunos no processo de ensino-aprendizagem e enriquecer o contexto supracitado, além de preparar os alunos para serem agentes do seu próprio conhecimento, preparando-os para a vida.



Workshop 5: Danielle Fabiana dos Santos

“Diversas linguagens, diversos textos: Reflexões acerca dos signos de intercâmbio”

- O que são os conceitos de linguagem e signo e no que intereferem na aprendizagem?
-Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade – A Evolução da articulação entre disciplinas e do espaço para intercâmbio
- O que muda com as descobertas mais recentes da Neurociência e alguns conceitos básicos de neuroaprendizagem.
- Um pouco das técnicas de inteligência emocional e neuroaprendizagem aplicadas à educação.




Workshop 6: Dino Freire

Interdisciplinaridade na sala de aula. Aula interativa, como fazer?




Workshop 7: Érica Barreto

“Oficiando Decoração com Balões – arte, personagens e criatividade”




Workshop 8: Josele Teixeira
“Aprender a sentir para aprender a avaliar: Apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem”

O tema que move este mini curso procura compreender alguns elementos que nos auxiliam a pensar avaliação da aprendizagem enquanto um paradigma que deve vir a ser um processo de inclusão, que busca integrar o educando em seu contexto social. Por isso, a proposta diversificada que o conjunto de reflexões constrói é tão importante, pois leva os participantes a se apropriarem de múltiplos argumentos e visões, contribuindo assim para a formação de conceitos e orientações da prática das avaliações na escola.

Importa então perceber que analisar as atuais práticas de avaliação implica necessariamente compreender que as mesmas estão a serviço de um modelo teórico de sociedade, de sujeito e de educação, afinal a escola enquanto uma Instituição social encontra-se circunscrita em uma sociedade impregnada de valores e ideais, definindo, deste modo, a educação e a ação pedagógica que melhor expressa esses valores. Partindo destes pressupostos pode-se concluir que, repensar a avaliação é criar a possibilidade de serem questionadas práticas autoritárias no interior da escola e um conjunto de os valores que sutilmente aparecem camuflados debaixo de um discurso ideológico dominante, que somente serve para reforçar e garantir uma avaliação a serviço da “hierarquia de excelência”, que seleciona e acolhe os “melhores alunos” e exclui aqueles que erram e fogem do padrão aceito e imposto (na) e pela sociedade.

Diante do exposto penso que dedicar uma breve reflexão sobre esta temática, que vem se concretizando no transcorrer de alguns séculos como um mecanismo de controle que polariza situações de castigo x premiação, é uma estratégia pertinente, com isso este mini curso tentará refletir acerca dos principais tipos de avaliação existente (somativa, formativa e diagnostica)

Para tanto, a analise de charges e dinâmicas farão parte da metodologia abordada.

Quanto ao objetivo individual que se espera através deste mini curso, isso ficará a cargo de cada participante que de acordo com sua vivência irá atribuir novos significados a sua prática pedagógica.




Workshop 9: Marcelo Guerra

A criança e o adulto jovem pontos de interseção . “Professor, que criança você traz dentro de si?”



Workshop 10: Marcus Nunes

Jogos cantados como proposta metodológica de Ensino Aprendizagem na Escola – Uma Visão Psicomotora.



Workshop 11: Patrícia Madruga e Patrícia Bastos

“Comunicação Assertiva: Como desenvolvê-la através de jogos, dinâmicas e técnicas de arteterapia”

II CICLO DE PALESTRAS – EDUCAÇÃO NOS TEMPOS ATUAIS

PÚBLICO – ALVO : Pedagogo, Psicopedagogo, Psicólogo, Orientador Educacional , Orientador Profissional, Coordenador, Professor , Prodessor de Inglês, Estudantes de Pedagogia, Psicologia e áreas afins.



Procedimento para a inscrição :
1. Preenchimento correto da ficha de inscrição que se encontra disponível a seguir.

Valor do Encontro até dia 30/03 :

Profissionais: R$ 40,00


Estudantes : R$ 20,00


2- O pagamento da inscrição deverá ser feito através de depósito bancário e confirmado por e-mail.

BANCO DO BRASIL – AGÊNCIA 0287-9 CONTA CORRENTE Nº 33.494-4


E-mail: contato@ediwaves.com.br




- Não haverá devolução da taxa de inscrição já recolhida.



- Há limite de vagas para o encontro e o preenchimento das vagas obedecerá à ordem de chegada das fichas de inscrição.



- Escolha e indique duas opções de seus WORKSHOPS .

( 13:30 às 15 h : WORKSHOP Nº 1 – 2 – 4 – 5 - 6 – 7 e 15 :30 às 17:00 h - WORKSHOP Nº 3 – 8 – 9 – 10 – 11)




- Sua inscrição só será confirmada com a comprovação do depósito por email.

email: contato@ediwaves.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário