sábado, 27 de outubro de 2012

PUC-Rio: Graduação em Teologia (Bacharelado)

A graduação em Teologia da PUC-Rio vem desenvolvendo as suas atividades desde 1968. Oferece o título de bacharel em Teologia, com reconhecimento civil (MEC, portaria 2602, de 25/07/2005) e com reconhecimento eclesiástico (Santa Sé, 1972). O objetivo é aprofundar os fundamentos da fé cristã, qualificando o/a teólogo/a para os diferentes serviços e ministérios hoje existentes e para a pesquisa teológica. Tem na Sagrada Escritura e na reflexão sistemático-pastoral os suportes básicos de sua estrutura. Cada disciplina faz parte de um todo, tendo em Jesus Cristo seu elo fundamental, numa abertura aos dados da Revelação cristã, num diálogo com as demais religiões e diversas ciências. O Curso está estruturado em, aproximadamente, dez semestres e investe, concomitantemente, numa sólida formação filosófica (equivalente, aproximadamente, a um biênio) e numa formação estritamente teológica. O candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e inscrever-se no vestibular ou ser Portador de Diploma de Nível Superior.
Departamento de Teologia: Pontifícia Universidade Católica - PUC. Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea. 22453-900 Rio de Janeiro RJ. Tel.: 0xx21.3527.1300; 0xx21.3527.1301. Fax: 0xx21.3527.1302. E-mail: (teogra@puc-rio.br) Coordenação Central de Graduação: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/teologia.html

Bacharelado em Teologia na Unigranrio.

Diretora da Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades - Profª. Haydea Maria Marino de Santana Reis - (hmaria@unigranrio.com.br) Coordenador do curso: Prof. Alessandro Rodrigues Rocha - alessandro.rocha@unigranrio.com.br Perfil profissional: A Teologia é uma das áreas de conhecimento que tem sua trajetória de ensino e pesquisa em comum com a história das Universidades. No entanto, esta área do saber, durante mais de um século, não foi contemplada como tal pelos estabelecimentos responsáveis pelo ensino no Brasil. Porém, com o parecer 241/99, a Teologia passou a integrar o quadro geral dos cursos superiores reconhecidos pelo MEC. Como curso superior, a Teologia deve responder às exigências sócio-acadêmicas da pesquisa, do ensino e da extensão, visando a responsabilidade de integração e desenvolvimento social. O Curso na Unigranrio: Mercado de Trabalho: Nosso objetivo é promover a formação de vocacionados a partir de atividades investigativas das questões teológicas, considerando também suas relações com o campo das Ciências Humanas, enfocando, primordialmente, as questões nas esferas do diálogo e da prática religiosa solidária diante da pluralidade cultural e religiosa brasileira. O curso proporciona aos egressos a possibilidade de atuação nas áreas eclesiásticas, de capelania — inclusive das Forças Armadas -, nas organizações de terceiro setor e na assessoria a projetos culturais e sociais. Nosso diferencial: No curso de Teologia da Unigranrio, o aluno tem a oportunidade de receber uma formação intelectual sólida e, a partir dos estágios, uma inserção prática que o qualifica para o mercado de trabalho. Além de um corpo docente qualificado, a Unigranrio dispõe de uma biblioteca vasta, de laboratórios de informática e, de um amplo incentivo ao desenvolvimento da pesquisa. Informações: Duração: 3 anos, Turno: Noite. Titulação: Bacharel em Teologia. Página do curso http://www.unigranrio.br/unidades_acad/eclah/graduacao/teologia/index.html

CESUMAR: Bacharelado em Teologia.

Curso de Bacharelado em Teologia oferecido pelo CESUMAR é o único Reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) em Maringá e região. Para continuar atendendo as orientações do Ministério e também o interesse dos membros das igrejas e dos alunos, o curso que durava 3 anos e meio, passa a ter a duração de 3 anos. Com isso, as disciplinas que eram ministradas nos seis meses finais do curso passam a ser desenvolvidas durante o terceiro ano. Uma das grandes vantagens em um Curso regulamentado pelo MEC é que, além de ser aceito pelas igrejas, o curso também é reconhecido pelo Estado. Assim, além de capacitar o aluno para o desenvolvimento dos diversos ministérios eclesiásticos, o curso possibilita fazer Mestrado e/ou Doutorado, exercício da docência, Capelania das Forças Armadas, Hospitalar e presidiária, concursos públicos, Direção de ONG's, etc. Para tanto, nosso corpo docente é formado por Mestres e Doutores, com vasta experiência pastoral e ministerial. Deste modo, nosso desejo, com este Curso, é que seus graduados apresentem-se para as atividades ministeriais munidos de uma ampla e consistente formação teológica, sendo desafiados a aplicação consciente dos valores bíblico-cristãos no mundo contemporâneo. Como forma de incentivo à capacitação teológica e ministerial, desde 2007, o Cesumar disponibiliza uma bolsa de estudos de 50% aos alunos que vierem indicados por suas igrejas. O Cesumar destaca-se como a melhor instituição de ensino superior privada do Paraná e está entre 6% das melhores instituições do país de acordo com indicadores do Ministério da Educação. Fazer Teologia no Cesumar significa, portanto, estudar em uma instituição de alta referência e ter um diploma de excelente qualidade. Coord. Prof. MSc. Edrei Daniel Vieira. Bacharel em Teologia - Seminário Teológico de Londrina (1992-1995). Mestre em Ciências da Religião, área de Teologia e História - Universidade Metodista de São Paulo, (1998-2000). Pastor da Igreja Presbiteriana Betel-Arapongas/PR. Contato: teologia@cesumar.br Página do curso http://www.cesumar.br/graduacao/teologia.php?curso=TEO
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Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos visa especializar pessoal de nível superior multidisciplinar na atividade de gerenciamento de projetos, trazendo conceitos extremamente atualizados e contextualizados. O Curso tem ênfase nos processos, práticas, métodos e ferramentas de gerência de projetos, apresentando toda a base teórica pertinente ao assunto, bem como estudos de casos. Os participantes desenvolvem competências na área de gestão de projeto a partir do estudo dos principais conceitos, ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos, com base, principalmente, no PMBOK Guide (A Guide to the Project Management Body of Knowledge). O enfoque teórico-prático do curso proporciona aos estudantes práticas por meio de estudos dirigidos, para que possam desenvolver as habilidades necessárias ao exercício do papel de gerente de projetos, incluindo relacionamento interpessoal, técnicas de negociação, comunicação, solução de conflitos e liderança. Fale com o Coordenador: Prof. Paulo Roberto Leão – prcleao@ucb.br http://www.catolicavirtual.br/index.php/cursos-ead-graduacao-pos-extensao/gestao-de-projetos-2/
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Professor João Oliveira: Treinamentos 2012.

Curso Online de Operador Mídias Sociais.

Neste curso inovador, o aluno conhecerá algumas das principais ferramentas de autoria para web. Hoje em dia é importantíssimo ter várias contas em redes sociais, como Facebook, YouTube, Twitter entre outras. Sua empresa ou seu cliente deve estar sempre em contato com seus amigos, parceiros, clientes e consumidores. Durante o curso você conhecerá como criar páginas nas principais redes sociais e assim também saberá como administrar todas elas. Neste curso o aluno também conhecerá um novo tipo de serviço que pode ser realizado através da internet: Publicidade em Sites e Blogs - assim ele saberá como monetizar suas redes sociais e ganhar dinheiro com estas publicações. •Vídeos no YouTube; •YouTube Editor; •Como criar um Blog; •Ferramentas para o Blog; •Wordpress e Twitter; •Facebook e Google+; •Comércio Eletrônico (e-commerce).

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

II Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA 2012

Contexto e objetivos: O contexto nacional e internacional de crise financeira generalizada e a necessidade de repensar as instituições educativas face às mudanças paradigmáticas, quer no que respeita à empregabilidade dos jovens quer à sustentabilidade das instituições, torna premente a criação de oportunidades de reflexão acerca da educação e das tecnologias. Os processos de inovação em meios educativos, através da naturalização do uso das tecnologias, constituem um dos motores da transformação das instituições e dos espaços em que a educação se desenvolve. Importa perceber, através da partilha da investigação neste domínio, o que têm sido e o que podem ser os contributos das tecnologias para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens quer em âmbito escolar quer em outros contextos não reconhecidos tradicionalmente como educativos. Assumindo a relevância da reflexão e do pensamento estratégico no que respeita aos contributos das tecnologias para o desenvolvimento da educação numa visão prospetiva do desenvolvimento social, o II Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA 2012 – adopta o tema Em direção à educação 2.0 e apresenta como principais objetivos: - Analisar práticas de inovação educativa com as tecnologias desenvolvidas em contextos formais e não formais; - Divulgar resultados da investigação no domínio da utilização das tecnologias na educação numa perspetiva de construção de novos problemas e novas linhas de investigação e desenvolvimento; - Contribuir para a identificação de domínios e áreas prioritárias de intervenção e de investigação como contributo para o desenvolvimento de agendas de ação com vista à renovação das perspectivas sobre as tecnologias na educação. Público-alvo: O Congresso ticEDUCA 2012 constitui um fórum de análise destinado a todos os profissionais de educação, educadores, professores, formadores e investigadores quer de instituições de educação e formação quer ligados a setores de educação de instituições de outra natureza, e estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento. Comissão Organizadora: João Filipe Matos, Universidade de Lisboa (Coordenador). Fonte http://ticeduca.ie.ul.pt/

Revista UNIABEU: Chamada para o número 11 até o dia 30 de outubro.

A Revista UNIABEU, ISSN 2179-5037, é um periódico quadrimestral, um instrumento de divulgação oficial da UNIABEU Centro Universitário, destinado a publicar a produção acadêmico-científica das áreas de ensino de Graduação e Pós-Graduação, de Pesquisa e Extensão. Publica textos inéditos, em português ou inglês, que são submetidos à avaliação por pares, segundo as normas para contribuições. A revista publica artigos de pesquisadores das áreas de: Ciências Humanas e Letras, Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e da Terra. A cada número é proposto um dossiê temático, aberto a pesquisadores de outras instituições. Seguindo a política oficial brasileira de editoração de revistas acadêmicas, a revista disponibiliza seus resumos e textos de forma integral para os leitores, sendo, portanto, de livre acesso. A Revista UNIABEU on-line dá continuidade às Revistas UNIABEU impressas: Educação e Saúde (ISSN 1983-0734) e Humanas e Tecnológicas (ISSN 1983-0742).
Esta revista está indexada em QUALIS/CAPES (B3-Administração e áreas afins, B4 Interdisciplinar e História), LATINDEX, SUMÁRIOS.ORG-PERIÓDICOS, WZB (Wissenschatft Zentrum Berlin für Sozialforschung), NEWJOUR, EZB (Elektronische Zeitschriftenbibliothek), Portal de Periódicos CAPES e DOAJ. A Revista UNIABEU receberá artigos e resenhas de todas as áreas de abrangência da revista até o dia 30 de outubro. Dossiê: Memória, história, ficção: entrelaçamentos e limites. Acesso em http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RU/index

Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelha: Livros inclusivos.

Foto: Leandro Selister/Divulgação Alice no País da Inclusão, Aladown e a Lâmpada Maravilhosa, Branca Cega de Neve. Sim, você conhece essas histórias, mas com títulos diferentes. Inspirado em famosas fábulas infantis e na experiência de 13 anos trabalhando com crianças com deficiência, o fisioterapeuta Cristiano Refosco decidiu criar a própria coleção. No dia 23 de outubro ele lançou em Porto Alegre a coletânea Era uma Vez um Conto de Fadas Inclusivo, com 11 livros infantis dedicados ao tema. "Meu objetivo foi criar uma ferramenta que pudesse aproximar o universo das crianças com deficiência ao daquelas sem deficiência, adaptando os contos para essa realidade. Não sou ilustrador, mas foi sugerido que eu ilustrasse os livros para ter a visão de alguém que trabalha diretamente com essas crianças", relata o fisioterapeuta, que acabou fazendo os desenhos. Cada livro tem, em média, 20 páginas. Os volumes contaram com o aval do Ministério da Cultura para a captação de patrocínio. Segundo Refosco, apesar de retratarem situações fortes relacionadas aos tipos de deficiência, a inspiração para os contos saiu de histórias com personagens humanos, e tratam essas adversidades de forma leve, com naturalidade. "Elegi os contos mais populares, como Alice no País das Maravilhas e Branca de Neve, para fazer as adaptações. Os personagens que são obrigados a lidar com a deficiência, mas de uma forma natural, foram inspirados em pacientes meus", destaca. Na versão Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelha, as dificuldades da protagonista em seu percurso pela floresta fazem com que uma figura inesperada ajude-a, e em Branca Cega de Neve, o olfato superdesenvolvido da personagem altera o desfecho da trama. Conflitos psicológicos também são explorados nos contos. Em O Segredo de Rapunzel, a jovem das longas tranças "tem medo de que, quando o príncipe encontrá-la pessoalmente, não a queira, em função de sua deficiência", explica o autor. Com o projeto aprovado junto à Lei de Incentivo à Cultura, Refosco e seus colaboradores foram atrás de patrocinadores que pudessem ajudá-los a captar os R$ 218 mil necessários para lançar a coleção, que também conta com um CD com a audiodescrição das histórias. Com o valor angariado em parceria com as empresas Savar (revendedora de automóveis), AGCO (de equipamentos agrícolas) e Banrisul Serviços (do banco estadual gaúcho), o fisioterapeuta lança a coleção com a intenção de transformá-la em material didático. "Não temos nada fechado ainda, mas minha intenção é fazer acordos com as escolas para que os professores apresentem essas histórias aos seus alunos. Mesmo com as crianças sendo o público-alvo, a coleção também faz os alunos pensarem, pois as histórias mexem com questões presentes no imaginário de todos nós", destaca. ORIGEM: Terra Fonte http://sentidos.uol.com.br

LIBERDADES NA INTERNET: Inovar, Protestar, Criar, Difamar.

História, Ciências e Atualidade... Já se foi o tempo em que a internet era vista como terra de ninguém. Com quase 20 anos, a internet comercial é fonte de inúmeras oportunidades que precisam equilibrar a liberdade dos indivíduos e os interesses da coletividade. Nesse curso, ministrado por professores do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, serão apresentados alguns dos temas atuais que mais têm despertado o interesse da mídia e de todos aqueles que acessam a internet. Início: 07 NOV. Duração: 4 encontros semanais. Dias/horários: Quartas-Feiras, às 20h (07/11, 14/11, 21/11, 05/12). Valor: R$ 200,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00. Tel.: (21) 2227-2237 (222-SABER). Horário de funcionamento: segunda a sexta: 11h às 20h. E-mail:inforio@casadosaber.com.br, Fonte http://casadosaber.com.br/curso.php?cid=3332

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Semana dos Normalistas: Colégio Estadual Dom Pedro I

D. Pedro I, c. 1830(Simplício Rodrigues de Sá)
Na segunda feira dia 22 de outubro de 2012 foi realizado no Colégio Estadual Dom Pedro I em Mesquita, Rio de Janeiro, a "Semana dos Normalistas", que reuniu os alunos do Curso Normal - Formação de Professores de todas as séries, na busca de 'conhecimentos e troca de saberes'.
A Oficina de Libras e Braille teve a participação dos seguintes alunos: 1- Talles Valle, 2- Andressa, 3- Isabele, 4- Tammy, 5- Thamires Alvarenga, 6- Simone da Silva Pereira, 7- Tamara Gonçalves, 8- Raiane Dias, 9- Suellen Correa, 10- Tales Gaspar, 11- Jéssica Castilho, 12- Caroline Ribeiro, 13- Luciane Azevedo.
A direção da escola produziu um evento de excelência, e nos honrou, a presença das professoras Rosimeri Maria Barbosa e Maria de Fátima Andrade Reis, cuja parceria com o CH PENHA PROJETOS EDUCACIONAIS possibilitou a nossa presença nesta instituição de ensino.

20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

A diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia já deu andamento para que o 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, a ser realizado de 31 de outubro a 3 de novembro, pela primeira vez em Brasília-DF, no Centro de Eventos Brasil 21, ocorra de forma impecável, como tem ocorrido nas gestões anteriores.
Como de hábito, no sentido de aprimorar mais ainda o que já foi realizado, mudanças foram propostas. Nosso tema é Fonoaudiologia: Ciência e Profissão. Os diretores científicos, Doutores Marileda Catelan Tomé e Hilton Justino, inovaram quando propuseram que cada departamento desta sociedade tenha uma sala fixa, e que todos os departamentos tenham o mesmo número de palestras e também premiações. Isso fará com que todos os congressistas se sintam acolhidos em suas áreas específicas de conhecimentos e especialidades. Outra grande novidade é que todas as Universidades brasileiras, com cursos de graduação ou pós em Fonoaudiologia, mais o Conselho Federal de Fonoaudiologia e Sistema de Conselhos, em conjunto com os Departamentos Científicos da SBFa, foram convidados a indicar os nomes de palestrantes e temas para a construção da grade científica do congresso. Realizar o congresso em Brasília é bastante estratégico, considerando-se o momento político em que vivemos. Sendo assim, teremos uma sala especialmente reservada para as discussões profissionais e políticas no intuito de fazer crescer a profissão. Esse será o momento para sensibilizarmos os políticos e gestores sobre a importância da Fonoaudiologia. Você, congressista, será fundamental neste processo. Sua presença mostrará a força que temos e também tudo o que queremos. De fato, como diz o velho e bom ditado: “A união faz a força”. Este será mais um momento no qual a União de todo o Brasil fará valer a nossa voz, a voz da Fonoaudiologia. Até lá! Irene Marchesan. Fonte http://www.sbfa.org.br/fono2012/pg.php?pg=mensagem

MESTRADO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE

Estão abertas as inscrições do processo de seleção para o Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo. Prazo de inscrições: 9 de novembro de 2012. Número de vagas: 25. Linhas de Pesquisa: - Prevenção e Tratamento; - Processos Psicossociais. O programa, criado em 1982, é considerado o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Saúde credenciado no Brasil e tem como diferencial os grupos de pesquisa e as bolsas de estudo fornecidas pela CAPES. Além disso, na avaliação trienal 2007-2009 da CAPES/MEC, foi contemplado com nota 4. Conheça também outros cursos de Especialização: • Psicopedagogia Clínica e Institucional • Ciências Aplicadas ao Esporte • Resolução de Conflitos: Práticas Restaurativas • Direitos Difusos e Coletivos. Acesse o Edital de Seleção em http://www.metodista.br/pospsico/processo-seletivo/

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

VII semana de Letras da UNIABEU

O CH Penha Projetos Educacionais, participou com seus pesquisadores da VII semana de Letras da UNIABEU, cujo tema este ano foi "Nas linhas das produções acadêmicas".
A equipe desenvolveu no auditório da Instituição, a oficina intitulada "Os desafios do ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos", onde os dinamizadores, professores Delfim Morais Santos, Layane Cristine de Souza, Christiane Maria Costa Carneiro Penha e Antonio Ricardo Penha, contaram efetivamente nesta construção de saberes, com a participação dos acadêmicos de Letras e Pedagogia da UNIABEU, dos alunos do curso de Libras de Mesquita e de alunos do curso de formação de professores do Colégio Dom Pedro I.
Local: Rua Profº Alfredo Gonçalves Filgueiras, 537 - Centro - NILÓPOLIS - RJ - CEP 26525-060 Tel (21)3214-8200. site www.uniabeu.edu.br

O Patinho Feio: em versão acessível para crianças cegas.

Com ilustrações coloridas e com texturas, textos em braille, fonte ampliada e versão em áudio com audiodescrição, Fundação Dorina Nowill para Cegos lança versão acessível as crianças cegas e com baixa visão do conto infantil "O Patinho Feio". A Fundação Dorina Nowill para Cegos lançou no dia 18 de setembro a versão acessível e inclusiva do livro infantil "O Patinho Feio", de Hans Christian Andersen. O lançamento contou com a ilustre presença da Princesa Mary Elizabeth, esposa do Príncipe Herdeiro da Dinamarca, que na oportunidade fez uma visita à instituição e entregou exemplares da obra para crianças com deficiência visual. Essa é uma edição do conto totalmente acessível também as crianças cegas e com baixa visão. O livro impresso braille, fonte ampliada, conta com ilustrações coloridas, com texturas e verniz, além de versão em áudio com a audiodescrição de todas as imagens e efeitos sonoros lúdicos. A proposta é de uma viagem ao mundo dos sentidos, para que as crianças possam descobrir através dos dedos um mundo de contornos, figuras e situações novas. O pequeno leitor vai interagir com o livro sendo que cada página será uma nova descoberta. A obra permite que crianças cegas ou com baixa visão leiam o livro em companhia da família e dos colegas de classe, proporcionando uma leitura interessante e prazerosa, com recursos de acessibilidade importantes para a compreensão de todas as pessoas. Para Edni Silva, pedagoga especialista em deficiência visual é importante que todas as crianças tenham contato com os livros. E sem dúvida, um livro se torna mais convidativo as crianças com e sem deficiência visual se possui ilustrações, relevo, texturas e outros estímulos a leitura. A obra é um clássico conto de fadas infantil escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen e publicado pela primeira vez em 11 de novembro de 1843. Os livros infantis que contarão ainda com uma versão em áudio serão distribuídos para 1.000 bibliotecas e escolas públicas no Brasil. A publicação conta com o patrocínio da empresa Dinamarquesa de cuidados com a saúde Novo Nordisk. Serviço: Lançamento da versão acessível do conto infantil O Patinho Feio. Autor: Hans Christian Andersen. Ilustradora: Nireuda Longobardi. Tradução: Rosa Freire d’Aguiar (cedido pela Cia das Letras). Editora: Fundação Dorina Nowill para Cegos. Patrocínio: Novo Nordisk. Edição: 1ª - Ano: 2012. Tamanho 22,5x26cm. Páginas: 72. Origem: Fundação Dorina Nowill para Cegos. Fonte http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2012/09/o-patinho-feio-em-versao-acessivel-para-criancas-cegas.html

Raquel Mara Lopes Correia: personalidade com muita alegria de viver, de ensinar e de compartilhar saberes.

Quem conhece a mulher vestida de cores vibrante para encantar crianças e mesmo adultos, sabe que a sua vocação está em distribuir a felicidade, vide as letras entre as linhas dos seus livros encantados. Sorte a nossa!! É a FESTA DO CONHECIMENTO presente em momentos especiais e, para quem distribui com amor, é a glória!
Para Raquel, a alegria reside em contar histórias em diferentes espaços e cidades do Brasil. Para essa escritora, cada momento de contação de histórias é um ato de festa e contentamento. Em cada rosto, que vê um sorriso, faz valer a pena o sentido de sua vida, tornando única cada apresentação.
Cantar, brincar, compartilhando saberes…Aqui, ali, lá… Expressões diferentes para representar sentimentos…
Conheça a escritora Raquel Correia e descubra de onde surgiu o sol de suas letras. http://raquelcorreiaescritora.blogspot.com/

terça-feira, 23 de outubro de 2012

X Semana de Extensão da Universidade Salgado de Oliveira.

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RELAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS PARA A X SEMANA DE EXTENSÃO UNIVERSO. 1- A inclusão através da dança. 2- A mulher, a assistência e os direitos sexuais reprodutivos. 3- Avaliação da saúde oral de uma escola privada de São Gonçalo. 4- Do lixo ao uso. 5- Educação e acolhimento na escola: inclusão de todos. 6- Farmácia em ação: Extensão universitária na participação do perfil dos rodoviários de Niterói e São Gonçalo diante dos fatores de risco da obesidade. 7- O envolvimento do parceiro na amamentação: uma contribuição da enfermagem para a promoção da saúde no serviço público de saúde. 8- O teatro infantil em língua brasileira de sinais, recreação da criança surda. 9- O discurso da comunicação integrada verbal e não verbal em instituições de ensino do Rio de Janeiro: comprometimento do professor com o setor de educação técnica e superior, evitando evasão e exclusão futuras. 10- Proteção Social Básica: uma análise da política social como fortalecimento de vínculos familiares nas seguranças da acolhida, do convívio familiar e comunitário e desenvolvimento da autonomia do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, após a implementação do Sistema Único de Assistência Social no município de Niterói. 11- Perfil de diferentes grupos em relação à primeira consulta odontológica de crianças. 12- Projeto Costurando com Arte. 13- Trabalhos em comunidades: limites e possibilidades. 14- Odontologia em Ação: higiene e saúde bucal na Comunidade DATAS E HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES: (para melhor visualização clique nas imagens abaixo)
http://www.universo.edu.br/portal/niteroi/extensao-2/semana-de-extensao/